Coordenador Geral da CUFA RS
Vim aqui fazer uma apologia declarada, sei que alguns vão descer a lenha, mas me reservo ao direito de dizer o que as vezes só ouvimos de relance e fingimos que não exisite. Alguns alegam que no Brasil não tem pena de morte, total equívoco, milhares de jovens são enterrados todos os dias por conta de execuções sem julgamento, condenações de morte mais silenciosas e brutais que as p
raticadas no estados unidos ou em países orientais.
Porém temos a prática da prisão perpétua também, pessoas que estão com suas penas vencidas, mas o judiciário não consegue dar conta dos processos. Presos que dependem da boa vontade de terceiros muitas vezes mofam nos fundos das celas, no fim das contas para contratar advogados que resolvam seus problemas precisam assumir compromissos com o crime ao sair, afinal alguém tem que pagar a conta. Mesmo dispostos a ressocialização precisam sanar o débito com facções, companheiros de celas ou traficantes, na maioria das vezes por não terem colocação profissional precisa pagar com o dinheiro vindo de tráfico, assalto, latrocínio ou pagar em serviços, acabam entrando num aspiral criminoso que é impossível sair.
As vezes a família entra em cena e assume a dívida, tirando da mesa para evitar o pior, por mais que tentem recorrer a defensória pública, falta gargalo para tanto processo, no fim o ex-pesidiário chega na vida social cheio de marcas desse processo e até que consiga se adaptar novamente é devorado pela lógica predatória vigente.
Escrevi isso não para advogar a favor de bandido ou fazer apologia ao crime, a verdadeira apologia ao crime está na panela vazia e no descaso social em que as famílias de presos estão. Minha apologia é em favor da consciência da molecada que acha que colocar um 22 na cinta na ponta do beco é vida, se liguem que depois que você passa para dentro do muro você é um numero de processo em uma pilha e há um grande risco de não poder ir nem no enterro de sua mãe que vai morrer de desgosto ao ver você vivendo tipo bicho. O sistema penitenciário vai demorar para mudar, o sistema judiciário mais ainda, sendo assim mude você, mude seu rumo senão sua cabeça vai ser estourada, seja por uma bola de pistola ou pela depressão e ser um sub-ser-humano. Minha apologia é pela vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário