sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pequenos Soldados do Bem

Por Leandro André
Diretor do Gazeta Centro-Sul

A comunidade da Vila São Jorge, em Guaíba, é uma das muitas no Brasil que, constantemente, acompanha notícias negativas sobre o que acontece na própria Vila devido a meia dúzia de figuras que teimam em agir fora da lei, acreditando que isso possa servir de atalho para algum lugar bacana. A ilusão dessa meia dúzia resulta numa carga negativa registrada nas páginas policiais, dando a impressão de que toda, ou a maioria daquela comunidade, trilha por este caminho marginal, quando na verdade é
o contrário.

Em agosto de 2010, estudantes guaibenses das escolas da Vila São Jorge deram um show de cidadania e superação, destacando-se em um festival nacional de dança realizado em Porto Alegre. O Projeto Vida conquistou o 1º lugar no II Brasil em Dança, que aconteceu no Teatro do CIEE, de 24 a 29 de agosto, na Capital Gaúcha. O evento teve na abertura a presença da bailarina Ana Botafogo.

Participaram 39 grupos na categoria Projeto Escola, na qual o Vida concorreu com a dança Soldadinhos de Chumbo. “Os projetos sociais tornam-se espaços permanentes dos nossos sonhos pessoais e coletivos”, ressaltou a professora e coreógrafa Rosaura Alves, responsável pelo trabalho apresentado.

De repente, a Vila São Jorge leva o nome de Guaíba para todo o Brasil de forma positiva. Os estudantes daquela comunidade pobre mostraram que podem muito, que possuem riqueza cultural. Mas o mais importante desta conquista foi o exemplo que deixaram a toda sociedade, ressaltando que as comunidades deste País possuem talentos importantes, capazes de superar grandes dificuldades e se destacarem nas artes, nos esportes, na ciência, na vida profissional e social, basta que a sociedade e o poder público lhes deem oportunidades e os vejam com olhos que transcendam a meia dúzia de marginais que teimam em acreditar no atalho sem saída.

Neste caso, os estudantes da Vila São Jorge demonstraram que são bem mais do que os soldadinhos de chumbo da Literatura, mostraram que são jovens vencedores, pequenos soldados brasileiros do bem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário