Recentemente a justiça de Teresina, no Piauí, determinou o toque de recolher nas ruas da cidade. Menores de dezoito anos não podem circular pelas ruas, bares e boates depois das 23H, se não estiverem acompanhados dos pais ou responsáveis ou uma carta escrita a punho autorizado pelos mesmos.
O objetivo do Ministério Público é proteger o adolescente do constante aliciamento de traficantes aos menores. Tendo em vista que “o CRACK e a OXI”, já podem ser considerados uma epidemia, na qual, assola 98% das cidades brasileiras.
Para alguns psicólogos e outros especialistas da área da saúde, esta decisão é uma medida muito autoritária que, infringe os direitos dos cidadãos de ir e vir. Para eles tal resolução não terá sucesso porque o jovem deve ser educado com responsabilidade e não austeridade.
O fato é que, certa ou não a referida medida, fica muito claro que há uma luz no fim do túnel, pois se pessoas influentes na sociedade já discutem o assunto, já é um começo, Entretanto, há muitas outras medidas que devem ser analisadas no combate contra as drogas, aí estão algumas delas:
· O alto índice de analfabetismo no Brasil (atrelado a si a falta de informação de muitos pais).
· A baixíssima qualidade de ensino e preparação de professores da rede pública para lidar com crianças problemáticas.
· Violência doméstica.
· Impunidade a traficantes.
· Ações sociais mais efetivas e sistemáticas nas escolas (palestras constantes sobre o tema).
Nenhum comentário:
Postar um comentário