quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O Bairro que Queremos

Por Leandro André
Diretor da Gazeta Centro-Sul

Desde 2008, vem sendo desenvolvido no Bairro São Francisco, na cidade de Guaíba (RS), o projeto “O Bairro que Queremos”, que acontece por meio de um conjunto de ações envolvendo comunidade, iniciativa privada e poder público. Muitas coisas positivas têm sido feitas, como a Praça na entrada da Vila; pavimentação e limpeza de ruas; cursos de culinária e artesanato, entre outros. No entanto, percebo que as coisas acontecem com mais facilidade quando a participação da comunidade é maior. Há quem fique esperando as coisas acontecerem, o que dificulta a realização de mudanças importantes. É preciso acreditar que tudo fica mais fácil na vida em sociedade quando a maioria quer o melhor e participa das ações para melhorar.

Um grupo de voluntários realiza trabalhos promovendo a cidadania; inclusão digital; qualificação profissional; melhorias do meio ambiente; e tentativa de reduzir a evasão escolar. Entre as diversas atividades já realizadas, estão mutirões de limpeza; construção de uma praça; legalização da Associação de Moradores; cursos de informática; oficinas profissionalizantes; e cursos da Cozinha Brasil, que ensinam a preparar refeições de baixo custo aproveitando os nutrientes de partes das verduras e legumes que na maioria das vezes são jogadas fora.

Além de funcionários da Sulfato Rio Grande, fazem parte do corpo de voluntários representantes da Prefeitura, da Escola Estadual Otero Paiva Guimarães, da Ulbra, da Gazeta Centro-Sul, do Projeto Pescar, da Associação de Moradores do Bairro São Francisco, da Escola de Educação Infantil Santa Isabel, da Brigada Militar, do Grupo AMA, da 12ª CRE e do Grupo de Terceira Idade do Sesi. Há também a participação de alguns membros da comunidade, mas ainda em número pequeno.

Em breve, será lançado o jornal do Bairro, que leva o nome do projeto, para que todos os moradores possam se informar melhor a respeito do que está acontecendo e consequentemente participar, dando a sua contribuição; colocando a mão na massa, como se diz.

No primeiro semestre deste ano de 2011, o projeto recebeu o troféu Parceiros Voluntários do Rio Grande do Sul, destacando-se com mais onze, no Estado, que colaboram sobremaneira com o fortalecimento da cidadania do povo gaúcho.

Para uma comunidade se desenvolver e melhorar a sua qualidade de vida é preciso que os moradores estejam bem informados e que participem das ações comunitárias. Não é tarefa fácil promover mudanças, mas também não é impossível. E tudo se torna bem mais fácil de alcançar quando a maioria quer e colabora.

Para quem desejar maiores informações sobre o projeto O Bairro que Queremos, é só ligar para (51) 3491.9300.

Nenhum comentário:

Postar um comentário